O Natal e os seus perigos

.
O Natal é uma época de festa e alegria. Muitas vezes, no meio de tanta comemoração esquecemo-nos dos perigos potenciais que estas festas acarretam para os nossos animais de companhia. Estes perigos variam desde problemas de alimentação, ingestão de corpos estranhos e envenenamentos acidentais.


Problemas alimentares
Todos os petiscos de Natal são uma tentação para os animais, que fazem de tudo para que os seus donos não resistam a partilhar com eles os seus pitéus. Porém, estes alimentos demasiado ricos, gordurosos ou temperados podem representar grandes complicações gastrointestinais para os seus animais, principalmente quando eles não estão habituados a este tipo de alimentação.
Não são raros os casos em que estes excessos fazem com que os animais tenham de ir de urgência para o centro veterinário.

Ingestão de corpos estranhos
A decoração de Natal, e em especial a árvore de Natal, está cheia de perigos para os animais. As fitas de decoração e dos presentes, brilhantes e coloridas são muito atraentes para brincar. No entanto, quando ingeridas podem ficar retidas no intestino, necessitando de cirurgia para serem removidas. Este problema é bastante frequente em gatos e gatinhos.
As bolas de Natal podem também provocar grandes lesões na boca e no estômago dos cães, pois são muitas vezes feitas de material cortante.
Os ossos resultantes do jantar são outro perigo muito frequente, principalmente quando se trata de ossos de aves, como peru. Ao lascarem-se com muita facilidade podem provocar perfurações ao nível do estômago ou intestino. Ossos maiores, como os de vaca também não são inofensivos. Como não são completamente digeríveis podem formar uma espécie de “cimento” no cólon, provocando obstipação, que necessita de tratamento médico urgente.

Envenenamento
Várias plantas usadas na decoração de Natal, como o azevinho, são tóxicas quando ingeridas pelo animal. Assim, devemos ter o cuidado de as colocar em locais inacessíveis.
Um outro caso de envenenamento acidental bastante comum nos animais de companhia é o envenenamento por chocolate. O chocolate é tóxico, podendo levar à morte de um animal de pequeno porte. Assim, o melhor mesmo é não partilhar com os nossos companheiros de quatro patas os doces natalícios.

Agora que expusemos aqui alguns dos perigos a ter em conta durante esta quadra, esperamos que tenham todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.