Cuidados médico-veterinários

.
A correcta atenção médico-veterinária deve começar o quanto antes e continuar por toda a vida do animal.

Vacinação
As primeiras vacinas devem ser administradas entre as 6 e as 8 semanas de vida, para que o cachorro/gatinho tenha uma protecção completa. O esquema de vacinação varia com o animal, o meio onde vive, o estado de vacinas da mãe, etc. O médico veterinário que acompanha o cachorro planeará logo de inicio o esquema de vacinas mais apropriado.

Desparasitação
Uma boa e completa desparasitação é fundamental para o estado de saúde dos cachorros e gatitos .
A desparasitação deve ser feita frente a parasitas internos e parasitas externos. O esquema de desparasitações deve também ser adaptado às condições de cada animal.

Identificação electrónica
Essencial para proteger o cachorro e obrigatório em todos os cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008 e em todos os cães perigosos ou de raças consideradas perigosas, o microchip é de fácil aplicação. Pode ajudar a localizar o animal em caso de perda ou a provar que é seu em caso de roubo.

É aconselhável habituar o animal desde pequeno a ser manipulado, quer pelo dono, quer pelo veterinário, quer por pessoas estranhas. Deve fazer controlos periódicos, mesmo em casa, inspeccionando os olhos, as orelhas, a boca, as patas, as unhas, a pele… Sempre que encontrar algo fora do normal consulte o seu médico veterinário.

Pode igualmente pedir-lhe que lhe ensine como fazer uma correcta e minuciosa inspecção.