O SEU ANIMAL TEM BOM CORAÇÃO??


O número de casos de doença cardíaca nos nossos animais de companhia tem vindo a aumentar nos últimos anos!

Quais os sintomas associados às doenças cardíacas?
Os sintomas mais frequentes são a diminuição da vivacidade, a intolerância ao exercício e em casos mais avançados a tosse, diminuição do apetite, emagrecimento, dificuldades respiratórias, “desmaios” … Numa fase inicial a sintomatologia pode passar despercebida aos olhos do dono que atribui à idade o facto de o animal ter menos actividade física. Muitas vezes nem repara que no mesmo percurso diário o animal pára mais vezes para descansar ou que fica um pouco mais ofegante!

Como se pode diagnosticar uma doença cardíaca?
As visitas regulares a um centro veterinário são um ponto-chave! O exame físico e as questões sobre o comportamento do animal no seu dia-a-dia permitem ao veterinário, na maior parte dos casos, suspeitar de algo que possa não estar bem.
Os exames complementares de diagnóstico normalmente realizados são: RX torácico, electrocardiograma (ECG) e ecocardiografia.



Quais são as doenças cardíacas mais frequentes?
Nos cães as patologias cardíacas mais frequentes são a cardiomiopatia dilatada (mais comum em raças de grande porte como Doberman, Serra da Estrela, Boxer,…) e a insuficiência valvular (mais frequente em raças pequenas como Caniche e Yorkshire Terrier). Nos gatos a patologia cardíaca mais relevante é a cardiomiopatia hipertrófica.

As doenças cardíacas têm tratamento?
O tratamento e o prognóstico variam muito e dependem do tipo de patologia, da fase da doença e das características do próprio animal. Na maior parte dos casos é possível instituir tratamento que permita ao animal ter uma boa qualidade de vida. Em alguns casos o tratamento é para toda a vida!

Posso prevenir as doenças cardíacas no meu animal?
Infelizmente é impossível evitar o aparecimento de doenças cardíacas. O diagnóstico precoce é a melhor arma para combater os problemas cardíacos do seu animal! Um dono atento e cuidadoso tem maior capacidade de detectar pequenas alterações na rotina do animal e de as transmitir ao seu veterinário. As consultas de rotina com uma avaliação cardíaca são essenciais para promover a boa saúde do animal. Para mais informações informe-se junto do seu médico-veterinário.