Ninguém gosta de um animal desobediente e incontrolável. O treino do cachorro deve começar desde o início.
Estabelecer uma rotina regular de alimentação.
Passeios frequentes para que possa fazer as suas necessidades fisiológicas, especialmente quando desperta. Se começa a andar em círculos ou gemendo, levá-lo rapidamente para o exterior ou para um sítio onde possa urinar ou defecar.
Quando faz as necessidades em sítios inapropriados não devemos levantar a voz nem esfregar o focinho nos excrementos. Não vai associar a reprimenda aos excrementos e apenas sentirá medo e confusão. Se for na hora ou imediatamente a seguir deve levá-lo para o sítio próprio e felicitá-lo.
Uma das primeiras coisas a ensinar é o seu nome, utilizando-o com a maior frequência possível – ao felicitá-lo ou a dar de comer… Assim rapidamente aprenderá a responder quando o chamar pelo nome.
A repetição é extremamente importante quando se educam cachorros.
Algumas dicas para o treino:
- Seguir uma pauta de duas sessões de treino diárias, com 5 minutos de duração; a duração das sessões pode ir aumentando gradualmente;
- Mantenha uma postura firme, para que o cachorro compreenda que o treino é algo sério.
- Para evitar confusão, use o mesmo tom e palavras para certas ordens.
- Tente manter a calma. Se perde a paciência o cachorro irá aperceber-se e o treino será mais difícil.
- O treino deve ser algo agradável. Nunca levante a voz nem agrida o cachorro.
- Use bastantes elogios quando ele tem uma atitude correcta e um NÃO firme quando não tem.
- Termine as sessões de treino com um comentário alegre.
- Acostume o cachorro a um colar mole ou peitoral desde o princípio. Depois de algum tempo junte uma trela curta e ligeira e siga-o sem fazer força durante alguns dias. O objectivo é acostuma-lo a caminhar junto ao dono sem tentativas de fuga. Se corre ou se pára, um puxar suave deve ser suficiente para chamá-lo à atenção.