Alimentação

.
O mais importante é que o alimento seja completo e equilibrado, cobrindo todas as necessidades energéticas próprias da fase de crescimento.

Um cachorro cresce no primeiro ano o mesmo que uma criança nos primeiros 14 anos! Cada raça tem uma velocidade de crescimento, pelo que a alimentação deve ajustar-se à espécie e ao tamanho do mesmo.
Escolher a melhor alimentação é a chave para uma vida longa e saudável. Questione o seu veterinário sobre qual a dieta mais apropriada.
Para controlar o tártaro é aconselhável um alimento seco. Se a boca do cachorro é ainda muito sensível a ração pode ser amolecida com água.
O alimento seco pode parecer à primeira vista mais dispendioso. No entanto, se fizermos as contas ao consumo por dia, rapidamente nos apercebemos que se torna bemmais económico.
É também importante realçar que qualquer mudança na alimentação deve ser gradual. Mesmo que esteja a alterar apenas o sabor ou que mantenha o sabor e altere a marca. Assim podemos evitar problemas gastrointestinais.
Por último mas não menos importante, um cachorro deve ser alimentado 3 a 4 vezes por dia. A quantidade diária recomendada deve ser dividida entre as várias refeições.
Para ajudar na mudança da dentição e para que deixe de morder os móveis o cachorro necessita de um brinquedo indestrutível, que deve ter um tamanho adequado para que não os possa engolir. Devem ser evitados os ossos verdadeiros que ao partirem-se podem asfixiar o animal.